Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page







Partilhe esta Página





Total de visitas: 1260
Mitos
Mitos

Mitos que prejudicam sua saúde
Ao menor sinal de um mal-estar, logo aparece um colega com uma dica infalível. E, na maioria das vezes, tais conselhos não têm fundamento científico.

Pouca gente sabe como eles surgem. Ou de onde vêm. Alguns, como "tomar banho após as refeições faz mal", são ensinados dentro de casa, de geração em geração.  Sem qualquer comprovação científica, são repetidos tantas vezes que quase viram verdades absolutas. Quase! Há quem se dedique a decifrá-los. É o caso do cardiologista Fernando Lucchese, autor de Fatos & mitos sobre sua saúde."Muitos são inventados pelas mães para amedrontar os filhos. Com o tempo, se desfazem sozinhos", afirma Lucchese.


10 Mitos pra você tirar suas dúvidas:



1 Beber água com açúcar acalma
A mistura pode até gerar certo alívio psicológico, mas não produz qualquer efeito tranquilizante. Tudo não passa do famoso "efeito placebo". Afinal, o açúcar é fonte de energia. E só. Na hora do estresse, o melhor a fazer é oferecer um chazinho de camomila ou de erva-doce a quem estiver nervoso.


2 Celular causa tumor cerebral
Vários estudos já tentaram estabelecer uma relação entre o uso de celular e o aparecimento de tumor, mas os resultados não comprovaram qualquer associação. Por enquanto, a única comprovação científi ca é que celular pode, sim, causar uma pequena interferência eletromagnética em aparelhos hospitalares.


3 Doar sangue engorda
Hematologistas afirmam: a doação de sangue não engorda. Mas, a propósito, por que engordaria? Nada é ingerido pelo doador ou infundido em sua veia. Nem tampouco emagrece. O volume doado, no máximo 450ml, é reposto pelo organismo nas primeiras 24 horas após o ato. A propósito, doar também não afina ou engrossa o sangue. Nem causa dependência.


4 Alimentos diet têm menos calorias
A finalidade de um produto diet não é ter menos caloria e, sim, eliminar algum ingrediente de sua composição, por exemplo, o açúcar, para atender quem precisa seguir dietas especiais, como os diabéticos. "Às vezes, para compensar a falta de açúcar, adiciona-se maior quantidade de gordura", alerta o endocrinologista Tércio Rocha.


5 Beber refrigerante direto na latinha causa leptospirose

A bactéria leptospira, responsável pela transmissão da doença, só sobrevive em ambientes com temperaturas elevadas, por volta dos 30°C, e latas de suco, cerveja ou refrigerante costumam ser servidas geladas. Além disso, a boca produz enzimas que neutralizam a ação desse micro-organismo.


6 Vitamina C previne gripes e resfriados
Eis um mito que deve ter sido inventado pela indústria farmacêutica. Recente estudo australiano realizado

com 11 mil pessoas testou a suposta veracidade da afi rmação. Metade tomou vitamina C e metade, placebo. Ao final, não houve diferença na incidência de gripe entre os grupos.


 



7Assistir à TV de perto prejudica a visão 

Os médicos garantem que tal hábito não prejudica a saúde dos olhos. E ler com pouca luz também não. Mas ressalvam: "Pode ser um indício de que a pessoa tem algum problema de visão, como a miopia. Pessoas com a visão normal se sentem incomodadas com a proximidade da tela", alerta o oftalmologista Luiz Pedro Dario.


 

Comer banana evita cãibra
Muitos acreditam que a fruta evita cãibra por ser rica em potássio. Acontece que a eventual falta desse mineral no organismo não provoca desconforto muscular. "A desidratação é a principal responsável pelas cãibras e isso ninguém previne com a ingestão de bananas", explica o ortopedista Rogério Teixeira da Silva.


9 Beber água em jejum emagrece
Água é essencial para o ser humano. Além de hidratar o organismo, leva nutrientes para as células, elimina toxinas e melhora o funcionamento do intestino. Mas não emagrece. "Em algumas pessoas, pode, no máximo, diminuir a vontade de ingerir alimentos, se tomada antes da refeição", pondera o endocrinologista Saulo Cavalcanti.


10 Rodelas de batata na testa e nas têmporas curam enxaqueca
Curar essa terrível dor de cabeça, as batatas não curam, mas aliviam o desconforto. "A aplicação local das

batatas geladas, seja por resposta à vasoconstrição induzida pelo frio, seja por atuação nos circuitos da dor, pode trazer alívio. Mas não oferece a melhora rápida e completa de algumas medicações", observa o neurologista Bernardo Liberato.